O ÚLTIMO CHAMADO

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

O BATISMO VERDADEIRO

(Atos 2:38) - E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
(Atos 8:12) - Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.
(Atos 8:16) - (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus).
(Atos 10:48) - E mandou que fossem batizados em nome do Jesus Cristo Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.
(Atos 19:5) - E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
(Atos 22:16) - E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor.
(Romanos 6:3) - Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
(Gálatas 3:27) - Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.
(Colossenses 2:12) - Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.
(Colossenses 3:17) - E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
(Atos 4:12) - E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

Quando Começou a Mudança ?

No ano 313 AD, a igreja começou a batizar em nome da Trindade, e aproximadamente no ano 500 AD, o batismo em nome da Trindade se tornou universal. Mas foi somente em 538, pelo decreto de Justiniano, que se tornou obrigatório as pessoas de todo o mundo a crerem na santíssima trindade católica, com pena de serem aprisionadas e até levadas a morte. A igreja Católica confirma esta mudança sobre o batismo, no catecismo :

Em Cristo - A Bíblia nos diz que os Cristãos eram batizados em Cristo. (n°6) Eles pertencem a Cristo. Em Atos dos Apóstolos (2:38; 8:16; 10:48; 19:5) nos diz: "batizando em nome de Jesus". [pessoa] - uma melhor tradução seria: para o nome de Jesus." [pessoa] Somente no 4° Século a fórmula "Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" tornou-se uma prática.

Bíblia de Jerusalém

A Bíblia de Jerusalém, uma das traduções modernas mais fiel aos originais, impressa pela igreja Católica, no seu comentário de rodapé sobre Mateus 28:19 diz o seguinte :

“É possível que, em sua forma precisa, essa fórmula reflita a influência do uso litúrgico posteriormente fixado na comunidade primitiva. Sabe-se que o livro dos Atos fala em batizar “no nome de Jesus” (Conforme Atos 1:5; 2:38). Mais tarde deve ter-se estabelecido a associação do batizado às três pessoas da Trindade”.

Observe que mesmo a ICAR, que utiliza-se deste único verso na Bíblia para justificar a sua mais importante doutrina, o mistério da trindade, declara a verdade sobre a ausência deste verso nas versões mais antigas da Bíblia. O mesmo comentário de rodapé encontramos na Bíblia de Jerusalém referente a II Cor 13:13 e I Jo 5:7-8, por não serem encontrados nos manuscritos originais.

Alguns Textos de Enciclopédias

Enciclopédia Britânica
ENCICLOPÉDIA BRITÂNICA, 11a Edição, Vol.3 Pág. 365-366, "A fórmula batismal foi mudada do nome de Jesus Cristo para as palavras Pai, Filho e Espírito Santo pela Igreja Católica no 2º Século. " Volume 3 pag.82 "Sempre nas fontes antigas menciona que o batismo era em Nome de Jesus Cristo.

Enciclopédia da Religião - Canney
ENCICLOPEDIA DA RELIGIÃO-CANNEY, pág. 53 - "A religião primitiva sempre batizava em Nome do Senhor Jesus até o desenvolvimento da doutrina da trindade no 2° Século.

Schaff-herzog - Enciclopédia do Conhecimento Religioso
Volume 1, página 435--1966 edição "O Novo Testamento só mostra batismo no nome de Jesus... que ainda acontece até mesmo no segundo e terceiro séculos"

Enciclopédia de Religião e Éticas
Editadas por James Hastings Volume 2, página 384--1958 edição sobre o Método de Batismo "A fórmula usada era "no nome do Senhor Jesus Cristo" ou alguma frase sinônima; não há nenhuma evidência para o uso do nome "de trindade".

Enciclopédia Britânica
A Enciclopédia Britânica Volume 3, página 365 e 368--1910 edição sobre A Fórmula Batismal, página 365 "A fórmula trinitariana e imersão de trindade não foi usada uniformemente desde o princípio, nem eles sempre ficaram juntos".

Sobre Origem do Batismo Cristão, página 368 "Nós colhemos Atos 19:4, que João tinha somente batizado no nome do Messias que chegaria, sem o identificar com Jesus de Nazaré. A era apostólica proveu isto, e o uso normal durante este período parece ter sido "Cristo identificando Jesus", ou "no nome do Senhor Jesus Cristo" ou "Senhor Jesus Cristo".

Um Dicionário da Bíblia Por James Hastings Volume 1, página 241--1906 edição “Além disso, não há nenhuma menção no Novo Testamento de qualquer um que foi batizado no nome da Trindade".

Uma História da Igreja Cristã Por Passeador de Williston página 87--1957 edição "Com os primeiros discípulos geralmente o batismo era "no nome de Jesus Cristo".
Enciclopédia Bíblica Volume 1, página 473--1899 edição "sobre a Fórmula 'No nome de Jesus Cristo ou do Senhor Jesus.' A expressão anterior é usada em Atos 2:38 e 10:48. O posterior é usado em Atos 8:16 e 19:5."

A Igreja Católica Apostólica Romana no catecismo reconhece como um católico aquele ou aquela que foi batizado em nome da trindade! O Catecismo Católico, pág. 353-354. No manual que contem as regras sobre o ecumenismo, o Papa confirma que o batismo da igreja adventista e de outras igrejas protestantes que batizam em nome da trindade, são válidos ecumenicamente falando, e que não precisam ser rebatizadas as pessoas que vierem a se tornar Católicas um dia. Diretório para a Aplicação dos Princípios e Normas sobre o Ecumenismo, pág. 196, edição de 1994.

“O batismo constitui o fundamento da comunhão entre todos os cristãos, também com os que ainda não estão em comunhão plena com a Igreja Católica: “Com efeito, aqueles que crêem em Cristo e foram validamente batizados acham-se em certa comunhão, embora não perfeita, com a Igreja Católica. (...) Justificados pela fé no batismo, são incorporados a Cristo e, por isso, com razão, são honrados com o nome de cristãos e merecidamente reconhecidos pelos filhos da Igreja Católica como irmãos no Senhor.”  O Catecismo Católico, pág. 353.

“O rito essencial do Batismo consiste em mergulhar na água o candidato ou em derramar água sobre sua cabeça, pronunciando a invocação da Santíssima Trindade, isto é, do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”  O Catecismo Católico, pág. 354.

“Diversas igrejas batizam, sem duvida validamente; por esta razão, um cristão batizado numa delas não pode ser rebatizado, nem sequer sob condição. Consequentemente, as certidões de batismo delas valem, para nós, com se fossem certidões da Igreja Católica. São elas: Igrejas orientais, episcopais do Brasil, Luteranas, Metodistas, Presbiterianas, Congregacionais, Batistas e Adventistas.” Há Um só Rebanho, pág. 251-252 – Edições Loyola de 1989.

A forma básica da nossa profissão de  fé trinitariana (Mateus 28:19) tomou  forma   durante   o  curso     dos séculos  segundo  e  terceiro  em  conexão  com  a cerimônia de batismo.  Até agora, como  o  seu  lugar de  origem  está  em  causa, o texto de (Mateus 28:19) veio  da  cidade  de Roma. O batismo  da Trindade e o texto de (Mateus 28:19), portanto, não se originou a partir da  Igreja original, que começou  em Jerusalém por volta do ano 33AD. Era melhor que a evidência comprovasse a invenção posterior do catolicismo romano completamente inventadas. Muitos poucos sabem sobre estes fatos históricos.” Livro Introdução ao Cristianismo por Joseph Ratzinger, págs. 82-83.


Nenhum comentário:

Postar um comentário