O ÚLTIMO CHAMADO

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

APOSTASIA NO ANTIGO ISRAEL – A HISTÓRIA SE REPETIRÁ


"O Senhor declara que a história passada se repetirá ao encerrarmos a Obra." ME, Vol.2, pág.390.

"Os profetas de Deus falaram menos para o seu próprio tempo do que para as eras vindouras, e especialmente para a geração que viveria em meio às últimas cenas da história desta Terra". Signs of the Time, vol. 3, p. 445.7.

16 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam e vos enchem de vãs esperanças, e falam da visão do seu coração, não da boca do SENHOR. 17 Dizem continuamente aos que me desprezam: O SENHOR disse: Paz tereis; e a qualquer que anda segundo o propósito do seu coração, dizem: Não virá mal sobre vós.  18 Porque quem esteve no conselho do SENHOR, e viu, e ouviu a sua palavra? Quem esteve atento à sua palavra e a ouviu? 19 Eis que saiu com indignação a tempestade do SENHOR, e uma tempestade penosa cairá cruelmente sobre a cabeça dos ímpios. 20 Não se desviará a ira do SENHOR até que execute e cumpra os pensamentos do seu coração; nos últimos dias, entendereis isso claramente. 21 Não mandei os profetas; todavia, eles foram correndo; não lhes falei a eles; todavia, eles profetizaram.  22 Mas, se estivessem no meu conselho, então, fariam ouvir as minhas palavras ao meu povo, e o fariam voltar do seu mau caminho e da maldade das suas ações. Jr.23:16-22. 14 Mas, nos profetas de Jerusalém, vejo uma coisa horrenda: cometem adultérios, e andam com falsidade, e esforçam as mãos dos malfeitores, para que não se convertam da sua maldade; eles têm-se tornado para mim como Sodoma, e os moradores dela, como Gomorra.  15 Portanto, assim diz o SENHOR dos Exércitos acerca dos profetas: Eis que os alimentarei com absinto, e lhes farei beber água venenosa, porque dos profetas de Jerusalém saiu a contaminação sobre toda a terra. Jr.23:14-15.

4 Eu, porém, disse: Deveras, estes são uns pobres; são loucos, pois não sabem o caminho do SENHOR, o juízo do seu Deus.  5 Irei aos grandes e falarei com eles, porque eles sabem o caminho do SENHOR, o juízo do seu Deus; mas estes, de comum acordo, quebraram o jugo e romperam as ataduras. Jr.5:4-5. - Porque perfidamente se houveram contra mim a casa de Israel e a casa de Judá, diz o SENHOR.  12 Negam ao SENHOR e dizem: Não é ele; e: Nenhum mal nos sobrevirá; não veremos espada nem fome.  13 E até os profetas não passam de vento, porque a palavra não está com eles; as suas ameaças se cumprirão contra eles mesmos. 14 Portanto, assim diz o SENHOR, o Deus dos Exércitos: Porquanto dissestes tais palavras, eis que converterei as minhas palavras na tua boca em fogo, e a este povo, em lenha, e eles serão consumidos. Jr.5:11-14.

1 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:  2 Filho do homem, profetiza contra os profetas de Israel que são profetizadores e dize aos que só profetizam o que vê o seu coração: Ouvi a palavra do SENHOR.  3 Assim diz o Senhor YAHUH: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito e coisas que não viram!  4 Os teus profetas, ó Israel, são como raposas nos desertos.  5 Não subistes às brechas, nem fizestes muros para a casa de Israel, para que ela permaneça firme  na peleja no dia do SENHOR.  6 Tiveram visões falsas e adivinhação mentirosa os que dizem: O SENHOR disse; quando o SENHOR os não enviou; e fazem que se espere o cumprimento da palavra.  7 Não tivestes visões falsas e não falastes adivinhação mentirosa, quando dizeis: O SENHOR diz, sendo que eu tal não falei? 8 Portanto, assim diz o Senhor YAHUH: Como falais falsidade e tendes visões mentirosas, portanto, eis que eu sou contra vós, diz o Senhor YAHUH.  9 E a minha mão será contra os profetas que têm visões falsas e que adivinham mentiras; na congregação do meu povo, não estarão, nem nos registros da casa de Israel se escreverão, nem entrarão na terra de Israel; e sabereis que eu sou o Senhor YAHUH. 10 Visto que, sim, visto que andam enganando o meu povo, dizendo: Paz, não havendo paz; e um edifica uma parede, e os profetas a caiam,  11 dize aos que caiam que ela cairá. Haverá uma grande pancada de chuva, e vós, ó pedras grandes de saraiva, caireis, e um vento tempestuoso a fenderá.  12 Ora, eis que, caindo a parede, não vos dirão: Onde está a cal com que a caiastes?  13 Portanto, assim diz o Senhor YAHUH: Um vento tempestuoso a fenderá no meu furor, e uma grande pancada de chuva haverá na minha ira, e grandes pedras de saraiva, na minha indignação, para a consumir.  14 E derribarei a parede que caiastes e darei com ela por terra, e o seu fundamento se descobrirá; quando cair,  perecereis no meio dela e sabereis que eu sou o SENHOR.  15 Assim, cumprirei o meu furor contra a parede e contra os que a caiaram e vos direi: A parede já não existe, nem aqueles que a caiaram, 16 os profetas de Israel que profetizam de Jerusalém e vêem para ela visão de paz, não havendo paz, diz o Senhor YAHUH. Ez.13:1-16.

10 Os príncipes de Judá são como os que removem os marcos; derramarei, pois, o meu furor sobre eles como água. Os.5:10. - (15) Contudo o meu povo se tem esquecido de mim, queimando incenso a deuses falsos; fizeram-se tropeçar nos seus caminhos, e nas veredas antigas, para que andassem por atalhos não aplainados; (16) para fazerem da sua terra objeto de espanto e de perpétuos assobios; todo aquele que passa por ela se espanta, e meneia a cabeça. (17) Com vento oriental os espalharei diante do inimigo; mostrar-lhes-ei as costas e não o rosto, no dia da sua calamidade. Jr.18.16-17. - 1 Ai da coroa de soberba dos bêbados de Efraim, cujo glorioso ornamento é como a flor que cai, que está sobre a cabeça do fértil vale dos vencidos do vinho! 7 Mas também estes erram por causa do vinho e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte; são absorvidos do vinho, desencaminham-se por causa da bebida forte, andam errados na visão e tropeçam no juízo.  14 Ouvi, pois, a palavra do SENHOR, homens escarnecedores que dominais este povo que está em Jerusalém.  15 Porquanto dizeis: Fizemos concerto com a morte e com o inferno fizemos aliança; quando passar o dilúvio do açoite, não chegará a nós, porque pusemos a mentira por nosso refúgio e debaixo da falsidade nos escondemos. 16 Portanto, assim diz o Senhor YAHUH: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse.  17 E regrarei o juízo pela linha e a justiça, pelo prumo, e a saraiva varrerá o refúgio da mentira, e as águas cobrirão o esconderijo. 18 E o vosso concerto com a morte se anulará; e a vossa aliança com o inferno não subsistirá; e, quando o dilúvio do açoite passar, então, sereis oprimidos por ele. Is.28:1,7-8,14-18.

8 Vai pois agora, escreve isso numa tábua perante eles, registra-o num livro; para que fique como testemunho para os últimos dias, para sempre. 9 Pois este é um povo rebelde, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do Senhor; 10 que dizem aos videntes: Não vejais; e aos profetas: Não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos coisas aprazíveis, e profetizai-nos ilusões; 11 desviai-vos do caminho, apartai-vos da vereda; fazei que o Santo de Israel deixe de estar perante nós. 12 Pelo que assim diz o Santo de Israel: Visto como rejeitais esta palavra, e confiais na opressão e na perversidade, e sobre elas vos estribais, 13 por isso esta maldade vos será como brecha que, prestes a cair, já forma barriga num alto muro, cuja queda virá subitamente, num momento. Is.30:8-13. - 23 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:  24 Filho do homem, dize-lhe: Tu és uma terra que não está purificada e que não tem chuva no dia da indignação. 25 Conspiração dos seus profetas há no meio dela, como um leão que ruge, que arrebata a presa; eles devoram as almas; tesouros e coisas preciosas tomam, multiplicam as suas viúvas no meio dela.  26 Os seus sacerdotes transgridem a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; entre o santo e o profano não fazem diferença, nem discernem o impuro do puro; e de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles. 27 Os seus príncipes no meio dela são como lobos que arrebatam a presa, para derramarem o sangue, para destruírem as almas, para ganharem lucro desonesto. 28 E os seus profetas lhes encobrem isto com cal por visões falsas, e predizendo-lhes mentira e dizendo: Assim diz o Senhor YAHUH; sem que o SENHOR tivesse falado.  29 Ao povo da terra oprimem gravemente, e andam roubando, e fazem violência ao aflito e ao necessitado, e ao estrangeiro oprimem sem razão. 30 E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei. Ez.22:23-30.

(16) Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas. Mas eles disseram: Não andaremos nele. Jr.6:16.

 3 Quando os fundamentos são destruídos, que poderá fazer o justo? Sl.11:3.

12 E os que de ti procederem edificarão as ruínas antigas; e tu levantarás os fundamentos de muitas gerações; e serás chamado reparador da brecha, e restaurador de veredas para morar. Is.58:12. 

12  Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também hoje anuncio que te recompensarei em dobro. Zc.9:12.






Nenhum comentário:

Postar um comentário