O ÚLTIMO CHAMADO

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

DECLARAÇÕES DOS PIONEIROS EM RELAÇÃO A DOUTRINA DA TRINDADE

“Deus me tem dado luz acerca dos nossos periódicos. O que é isto? Ele falou que os mortos hão de falar; como? As suas obras os seguirão. Nós estamos repetindo as palavras dos pioneiros em nosso trabalho; de quem sabe quanto custa procurar pela verdade como um tesouro escondido. Eles avançaram passo por passo sob a influência do Espírito de Deus. Um por um desses pioneiros já morreu. A palavra que me foi dada é: Faça com que, o que esses homens escreveram no passado, torne a ser escrito.”

Quando o  homem  vier  mover  um  alfinete do nosso fundamento   o   qual   Deus   estabeleceu   pelo   seu Santo   Espírito,  deixe  os  homens  de  idade  que foram   os   pioneiros   no   nosso  trabalho  falar abertamente,   e   os   que   estiverem   mortos falem    também, reimprimindo    os    seus artigos  das  nossas  revistas.   Juntemos  os raios  da  divina  luz  que Deus tem dado, e como  Ele  guiou  seu  povo,  passo a passo no   caminho  da  verdade.    Esta  verdade permanecerá  pelo  teste  do  tempo  e  da experiência.” Manuscript Release, Vol.1, pág. 55.  24 de maio de 1905.

JAMES WHITE, The Review and Herald, 07 de fevereiro de 1856 “A grande falta da Reforma foi que os reformadores pararam de reformar. Se tivesse levado avante, não teriam deixado nenhum vestígio do papado atrás, tal como a natural imortalidade, batismo por aspersão, a trindade, a guarda do domingo, e a igreja agora estaria livre de erros escriturísticos.”

JAMES WHITE – 06 de julho de 1869Que uma pessoa seja três pessoas, e que três pessoas sejam uma só pessoa, é uma doutrina que nós podemos proclamar ser uma doutrina contrária à razão e ao senso comum.”

R. F. COTTRELL, Advent Review, 6 de julho de 1869Sustentar a doutrina da Trindade, não é mais que uma evidência da intoxicação pelo vinho que todas as nações beberam.”

J.N. ANDREWS – 06 de março de 1855A doutrina da Trindade foi estabelecida na igreja pelo concílio de Nicéia 325 AD. Essa doutrina destrói a personalidade de Deus e seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. A forma infame como foi imposta à igreja, aparece nas páginas da história eclesiástica, que causa aos que acreditam na doutrina corar de vergonha.

TIAGO WHITE – 12 DE SETEMBRO DE 1854 “Como erros fundamentais nós poderíamos classificar como este falso sábado [o domingo], outros erros que os protestantes trouxeram da Igreja Católica, como o batismo por aspersão, A TRINDADE, a consciência dos mortos, o tormento eterno. O grupo que abraçou estes erros fundamentais fez isso ignorantemente, mas poderia a Igreja de Cristo levar junto de si estes erros até as cenas do julgamento que há de vir sobre o mundo? Nós acreditamos que não.” Review and Herald, 12 de setembro de 1854.

J.N. LOUGBOROUGH – 05 de novembro de 1861 “Esta doutrina da Trindade foi trazida para a igreja no mesmo tempo em que a adoração de imagens, e a guarda do domingo e não é mais do que a doutrina dos persas remodelada.”

URIAS SMITH: “Mas com respeito ao Espírito, a Bíblia usa expressões que não podem se harmonizar com a idéia que é uma pessoa igual ao Pai e ao Filho. Ao contrário mostra que é uma divina influência de ambos; o meio pelo qual se fazem representar e pelo qual se manifesta o poder através de todo o universo, quando não estão pessoalmente presentes.”Urias Smith, “In the Question Chair”, Review and Herald, LXVII (28/10/1890), 664.

GUILHERME C. WHITE 30 de abril de 1935 “As declarações e os argumentos de alguns dos nossos ministros em seu esforço para provar que o Espírito Santo era um indivíduo como é Deus, o Pai e Cristo, o eterno Filho, têm me deixado perplexo e algumas vezes eles me tem entristecidos.” Guilherme C. White (filho de Ellen G. White), trecho da carta escrita pelo pastor Guilherme em 30 de abril de 1935, ao pastor H. W. Carr.

“A forma como espiritualistas tem rejeitado e negado ao único Senhor Deus e ao Senhor Jesus Cristo, é primeiramente sustentando o antigo credo trinitário, ou seja, que Jesus Cristo é o Deus Eterno, mesmo quando não têem nenhuma passagem para sustê-lo, no entanto nós outros temos o simples e abundante testemunho que Ele é o Filho do Eterno Deus. (James White, carta de Hno. White 1846)


A DOUTRINA DA TRINDADE DEGRADA A EXPIAÇÃO E NEGA QUE O FILHO DE DEUS MORREU:

“A declaração que o divino Filho de Deus não morre, está tão longe dos ensinamentos da Bíblia como as trevas da luz. Eu perguntaria aos trinitarianos: A qual das duas naturezas devemos a redenção? A resposta seria obviamente a natureza que morre e que derramou seu sangue por nós; “pela qual tivemos redenção pelo seu sangue”. Então fica evidente que unicamente a natureza humana morre, e o nosso redentor é unicamente humano. O divino Filho de Deus não teve parte na nossa salvação, pela qual não morreu e nem sofreu. Eu estava certo, quando disse que a doutrina da Trindade degrada a expiação, trazendo o sacrifício, o sangue pelo qual fomos comprados, para baixo num padrão de comprometimento.” JAMES WHITE – Review and Herald - 10 de novembro de 1863

“Os Adventistas do Sétimo Dia reivindicam tomar a Palavra de Deus como autoridade suprema e terem saído de babilônia, terem renunciado para sempre as vãs tradições de Roma. Se nós pudéssemos voltar para a imortalidade da alma, purgatório, tormento eterno e descanso Dominical, isto não seria nada menos que apostasia? Se, no entanto, pularmos todas essas doutrinas menores e secundarias e aceitarmos o ensino da doutrina-raiz central do Romanismo, a Trindade e ensinarmos que o Filho de Deus não morreu, mesmo que nossas palavras pareçam espirituais, isto não é nada mais, nada menos do que apostasia? Não é o verdadeiro Ômega da apostasia?’ - J. S. Washburn, 1939.

“Os homens precisam entender que a Divindade sofreu e mergulhou nas agonias do Calvário. … MS 153, 1898.” Ellen White, S.D.A. Bible Commentary, vol. 7, pág. 907, par. 2, (That I May Know Him, pág. 70, par. 2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário