O ÚLTIMO CHAMADO

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

ADVERTÊNCIA À IGREJA DE LAODICÉIA - UM CHAMADO AO ARREPENDIMENTO


Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. (II Crônicas 7:14) CONVERTE-TE, ó Israel, ao SENHOR teu Deus; porque pelos teus pecados tens caído. (Oséias 14:1) Tomai convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao SENHOR; dizei-lhe: Tira toda a iniqüidade, e aceita o que é bom; e oferecei como novilhos os sacrifícios dos nossos lábios. (Oséias 14:2) EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. (Isaías 59:1) Somente reconhece a tua iniqüidade, que transgrediste contra o SENHOR teu Deus, e não deste ouvidos à minha voz, diz o SENHOR. (Jeremias 3:13) Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. (Jeremias 29:11) Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. (Jeremias 29:12-13)  Vivo Eu, diz o SENHOR DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel? (Ezequiel 33:11) Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí. (Jeremias 31:3) Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei. (Isaías 49:16) O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. (Provérbios 28:13) Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro. (Isaías 43:25) Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. (Salmos 51:17) Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. (Mateus 11:28-29) Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. (João 6:37)
E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis. (Mateus 21:22) Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. (I Corintios 10:13) Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. (I João 1:9) MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temosum Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. (I João 2:1) Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. (Provérbios 4:20-21) Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. (Provérbios 4:23) Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. (Salmos 119:9) Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. (Salmos 119:10-11) Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. (Salmos 51:10) Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. (Hebreus 4:16) Por isso, todo aquele que é fiel orará a ti, a tempo de poder encontrar-te. (Salmos 32:6) Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação; Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação. (II Corintios 6:2)

E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criaçäo de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e näo és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e näo sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e näo apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Apocalipse 3:14:21) Assim diz o SENHOR: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele. Também pus atalaias sobre vós, dizendo: Estai atentos ao som da trombeta; mas dizem: Não escutaremos. (Jeremias 6:16-17) Tocai a trombeta em Siäo, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do SENHOR vem, já está perto. (Joel 2:1) Converte-te, ó Israel, ao SENHOR teu Deus; porque pelos teus pecados tens caído. Tomai convosco palavras, e convertei-vos ao SENHOR; dizei-lhe: Tira toda a iniqüidade, e aceita o que é bom; e ofereceremos como novilhos os sacrifícios dos nossos lábios. Quem é sábio, para que entenda estas coisas? Quem é prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do SENHOR säo retos, e os justos andaräo neles, mas os transgressores neles cairäo. (Oseias 14:1-2,9) Portanto, eu vos julgarei, cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor DEUS. Tornai-vos, e convertei-vos de todas as vossas transgressöes, e a iniqüidade näo vos servirá de tropeço. Lançai de vós todas as vossas transgressöes com que transgredistes, e fazei-vos um coraçäo novo e um espírito novo; pois, por que razäo morreríeis, ó casa de Israel? Porque näo tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei.(Ezequiel 18:30-32) Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? E, se apenas o justo se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador? (I Pedro 4:17) Porque, eis que na cidade que se chama pelo meu nome começo a castigar; e ficareis vós totalmente impunes? Näo ficareis impunes, porque eu chamo a espada sobre todos os moradores da terra, diz o SENHOR dos Exércitos. (Jeremias 25:29) É TEMPO DE ARREPENDIMENTO!

"Encho-me de tristeza quando penso em nossa condição como um povo. O Senhor não nos cerrou o Céu, mas nosso próprio procedimento de constante apostasia nos separou de Deus. O orgulho, a cobiça e o amor do mundo têm habitado no coração, sem temor de ser banidos ou condenados. Pecados graves e presunçosos têm habitado entre nós. E no entanto, a opinião geral é que a igreja está florescendo, e que paz e prosperidade espiritual se encontram em todas as suas fronteiras. A igreja deixou de seguir a Cristo, seu Guia, e está constantemente retrocedendo rumo ao Egito. Todavia, poucos ficam alarmados ou atônitos com sua falta de poder espiritual. Dúvidas e mesmo descrença dos testemunhos do Espírito de Deus estão levedando nossas igrejas por toda parte. Satanás assim o deseja." Serviço Cristão, cap. Condições dominantes entre o povo de Deus.

“A mensagem à igreja de Laodicéia é uma impressionante acusação, e é aplicável ao povo de Deus no tempo presente. "E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente: oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da Minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu." Apoc. 3:14-17. O Senhor nos mostra aqui que a mensagem a ser apresentada a Seu povo pelos pastores a quem Ele chamou para adverti-lo, não é uma mensagem de paz e segurança. Não é meramente teórica, mas prática em todo particular. O povo de Deus é representado na mensagem aos laodiceanos como em uma posição de segurança carnal. Sentem-se bem, pois se imaginam em exaltada condição de realizações espirituais. "Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu." Apoc. 3:17. Que maior engano pode sobrevir à mente humana que a confiança de estar correto, quando se está totalmente errado! A mensagem da Testemunha Verdadeira encontra o povo de Deus em triste engano, todavia sincero nesse engano. Eles não sabem que sua condição é deplorável à vista de Deus. Enquanto aqueles que são abordados se lisonjeiam de achar-se em exaltada condição espiritual, a mensagem da Testemunha Verdadeira destrói sua segurança com a surpreendente denúncia de seu verdadeiro estado espiritual de cegueira, pobreza e miséria. Esse testemunho tão incisivo e severo não pode ser um engano, pois é a Testemunha Verdadeira quem fala, e Seu Testemunho tem de ser correto. Difícil é aos que se acham seguros em suas realizações, e que se acreditam ricos em conhecimento espiritual, receber a mensagem que declara acharem-se enganados e necessitados de todas as graças espirituais. O coração não santificado é "enganoso... mais do que todas as coisas, e perverso". Jer. 17:9. Vi que muitos se estão lisonjeando de ser bons cristãos, os quais não têm um raio de luz de Cristo. Não têm por si mesmos uma viva experiência na vida religiosa. Necessitam de profunda e completa obra de humilhação de si mesmos diante de Deus, antes de experimentarem sua verdadeira necessidade de diligente, perseverante esforço para obter as preciosas graças do Espírito. Deus guia Seu povo passo a passo avante. A vida cristã é uma contínua batalha, marcha contínua. Não há descanso dessa luta. É por meio de constante, incessante esforço, que mantemos a vitória sobre as tentações de Satanás. Estamos, como um povo, triunfando na clareza e força da verdade. Somos plenamente sustidos em nossos pontos de fé por avassaladora quantidade de claros testemunhos escriturísticos. Carecemos muito, porém, da humildade, paciência, fé, amor e abnegação, vigilância e espírito de sacrifício bíblicos. Testemunhos Seletos Vol.1 Pág.329

“Precisamos cultivar a santidade da Bíblia. O pecado domina entre o povo de Deus. A positiva mensagem de repreensão aos laodiceanos não é acatada. Muitos se apegam a suas dúvidas e a seus pecados acariciados, enquanto se encontram em tão grande engano que dizem e sentem que não necessitam de nada. Pensam que não é necessário o testemunho do Espírito de Deus em reprovação, ou que não se refere a eles. Esses estão na maior necessidade da graça de Deus e de discernimento espiritual, para que descubram sua deficiência no conhecimento das coisas do espírito. Faltam-lhes quase todos os requisitos necessários ao aperfeiçoamento do caráter cristão. Não têm um conhecimento prático da verdade bíblica, que leva à humildade de vida, e à conformidade de seu querer com a vontade de Cristo. Não estão vivendo em obediência a todos os reclamos divinos. Não basta meramente professar a verdade. Todos os soldados da cruz de Cristo obrigam-se virtualmente a entrar na cruzada contra o adversário das almas, para condenar o erro e sustentar a justiça. A mensagem da Testemunha Verdadeira, porém, revela que terrível engano pesa sobre nosso povo, o que torna necessário dirigir-lhe advertências, para o despertar da modorra espiritual, e o estimular para uma ação decidida. Em minha última visão, vi que mesmo esta decidida mensagem da Testemunha Verdadeira não cumpriu o desígnio de Deus. O povo continua a modorrar em seus pecados. Continuam a se dizer ricos, e que não necessitam de nada. Muitos indagam: Por que são feitas tantas reprovações? Por que nos acusam continuamente os Testemunhos de desvios da fé e de ofensivos pecados? Nós amamos a verdade; estamos prosperando; não temos necessidade desses testemunhos de advertência e reprovação. Examinem, porém, esses queixosos o próprio coração, e comparem sua vida com os ensinos práticos da Bíblia, humilhem a alma diante de Deus, deixem que a graça divina lhes ilumine as trevas, e as escamas lhes cairão dos olhos, e compreenderão sua verdadeira pobreza e miséria espiritual. Sentirão a necessidade de comprar ouro, que é a fé e o amor puros; vestidos brancos, que é um caráter imaculado, purificado pelo sangue de seu querido Redentor; e colírio, a graça de Deus, a qual lhes dará claro discernimento das coisas espirituais, e indicará o pecado. Essas realizações são mais preciosas que o ouro de Ofir. Testemunhos Seletos Vol.1 Pág.329

A Causa da Cegueira Espiritual:

“Foi-me mostrado que a maior causa de o povo de Deus se achar agora nesse estado de cegueira espiritual, é o não receberem a correção. Muitos têm desprezado as reprovações e advertências que lhes foram feitas. A Testemunha Verdadeira condena o estado morno do povo de Deus, o qual dá a Satanás grande poder sobre eles, neste tempo de espera e vigilância. Os egoístas, os orgulhosos, e os amantes do pecado são sempre assaltados por dúvidas. Satanás tem habilidade em sugerir dúvidas e inventar objeções ao testemunho que Deus envia, e muitos consideram uma virtude e indício de inteligência, o mostrar-se incrédulo, questionar e contrafazer. Os que querem duvidar têm suficiente oportunidade para isso. Deus não Se propõe fazer desaparecer toda ocasião para a incredulidade. Apresenta evidências que precisam ser cuidadosamente investigadas, com espírito humilde e susceptível ao ensino; e todos devem julgar pela força dessas mesmas evidências. Testemunhos Seletos Vol.1 Pág.329

"Declara a Testemunha Verdadeira: 'Conheço as tuas obras'. Os motivos, os propósitos, a descrença, as suspeitas e ciúmes podem ser ocultados dos homens, mas não de Cristo". 
"Aqueles que são reprovados pelo Espí­rito de Deus não devem erguer-se contra o humilde instrumento. É Deus, e não um mortal errante, que falou para salvá-los da ruína. Aqueles que desprezam a advertência serão deixados em trevas para enganarem-se a si mes­mos. Mas os que a ela atentarem, e zelosamente prosseguirem na obra de separar seus pecados dos deles, a fim de terem as necessárias graças, estarão abrindo a porta de seus corações de modo a que o querido Salvador possa vir e habitar com eles. Essa classe sempre se achará em perfeita harmonia com o testemunho do Espírito de Deus". "Alguns, em sua condição de tentação, atribuem as dificuldades e perplexidades do povo de Deus aos testemunhos de reprovação que lhes temos dado. Pensam que o problema está com os que dão a mensagem de advertência, que assinalam os pecados do povo e corrigem os seus erros. Muitos são enganados pelo adversário das almas. . . Es­tão realizando a obra de Satanás, mas pensam que têm um zelo por Deus". "Julgam que o povo de Deus não tem necessidade de clara abordagem e reprovação, mas que Deus está com eles. Esses assim tentados, cujas almas nunca estiveram em guerra com a fiel reprovação do pecado, clama­rão: 'Falai-nos coisas suaves'". "O povo de Deus deve ver os seus erros e despertar ao zeloso arrependimento e ao afastamento desses pecados que o tem deixado em tão deplorável condição de pobreza, cegueira, miséria e assustador engano. Foi-me mostrado que o testemunho assinalado deve habitar na igreja. Isto somente responderá à mensagem dos laodicea­nos. Os erros precisam ser reprovados, o pecado deve ser chamado de pecado, e a iniquidade deve ser pronta e decididamente confrontada e afastada de nós como um povo". Testimonies, vol. 3, p. 254-260 (1873).

"Foi-me mostrado que o testemunho aos laodiceanos se aplica ao povo de Deus do presente, e a razão por não ter empreendido uma obra de maior envergadura é por causa da dureza de seus corações. Mas Deus tem concedido tempo para a mensagem cumprir a sua obra. O coração deve ser purificado dos pecados que há tanto tempo excluiu a Jesus. Essa mensagem tremenda realizará a sua obra". "Vi que esta mensagem não cumpri­rá a sua obra em poucos meses. Ela se destina a despertar o povo de Deus, a descobrir-lhe as suas apostasias, le­vando-o ao zeloso arrependimento de modo a que possa ser favorecido com a presença de Jesus, e ajustado para o alto clamor do terceiro anjo". "Deus provará o Seu povo. Jesus pacientemente os suporta, e não os vomita de Sua boca por um tempo. Disse o anjo: 'Deus está pesando o Seu povo'. Se a mensagem tivesse sido de tão curta duração como muitos de nós supúnhamos, não teria havido tempo algum para que desenvolvessem o seu caráter". "Disse o anjo: 'Deus tra­rá Sua obra mais e mais perto para testar e provar cada pessoa de Seu povo'". "Se alguém não se purificar medi­ante a obediência à verdade, e vencer o seu egoísmo, orgulho e más paixões, os anjos de Deus têm sua incumbên­cia: 'Eles estão unidos aos seus ídolos, deixai-os em paz', e passam adiante para cumprirem a sua obra, deixando esses com os seus traços pecaminosos não superados, sob o controle dos anjos maus. Aqueles que chegam a cada ponto, e enfrentam cada prova, e vencem, seja qual for o preço, acolheram ao conselho da Testemunha Verdadei­ra, e receberão a chuva serôdia e assim estarão aptos para a trasladação". Testimonies, vol. 1, pp. 186-187 (1859).

"O estado da Igreja representado pelas virgens loucas, é também referido como estado laodiceano". Re­view and Herald, vol. 2, p. 420.1.

"A igreja está no estado laodiceano. A presença de Cristo não está em nosso meio". "Aliviai a obrali­mitai vossos labores, e removereis o vosso Ajudador". "Que coisa terrível é excluir a Cristo de Sua própria igre­ja". Notebook Leaflets, p. 99.5 




Nenhum comentário:

Postar um comentário